domingo, 25 de outubro de 2009

COMPONENTES

MAESTRO:
Rafael Alves

FLAUTAS:
Geferson Ribeiro
Katiane Moreira
Mathias Gabriel

CLARINETAS:
Everton Silva
Elias Carneiro
Gabriela Mota
Mauricio Santos
Debora Mourão
Missraine Brito

SAXOFONES:
Cauê Oliveira
Jefferson Gomes
Alex Camelo
Lucélia Melo
Elizeu Marques

TROMPETES:
Antonio Carlos Paulino
Pedro Henrique Masceno
Edilene Mesquita

BOMBARDINO:
César Ferreira

TROMBONES:
Yan Matos
Washington Ferreira
Joao Claudio

TROMPAS/HORNS:

BAIXOS:
Fernando Matos


PERCUSSÃO:
Weudes Filho
Rafael Melo
Renato Gomes
Bruno Rodrigues


ASSISTENTES:
Ayrton Sena
Pedro Lucas


A BANDA



Instituída pela Lei nº 541/2002, em 27 de agosto de 2002, a Banda de Música Municipal Joaquim Catunda Sobrinho é a maior frente cultural do Município de Ipueiras, se destacando através de sua atuação nos mais diversos eventos do Município. Inicialmente foi regida pelo Maestro Lázaro Freire, passando então pelos renomados Maestro Jorge Antonio Martins Nobre, Maestro Diógenes Catund  e atualmente sob a batuta do Maestro Rafael Alves, conta com 30 músicos e02 arquivistas/assistentes.
A Banda de Música Municipal é o resgate de um sonho inacabado de Zé Viana, Manoel Sertanejo, Expedito e Joaquim Catunda e muitos outros precursores das primeiras bandas das décadas de 20 e de 30. É a 5ª Banda do município, e teve a sua denominação em homenagem a um dos músicos integrantes da 3ª Banda de Música que existiu, no anos 40, doada pelo então Deputado Estadual Aquiles Peres Mota.
É uma entidade sem fins lucrativos e um patrimônio cultural município, que tem do atual prefeito Raimundo Melo Sampaio uma atenção especial, principalmente no tocante a maior profissionalização dos seus integrantes, que, na grande maioria, são jovens oriundos de famílias carentes e na faixa etária de 10 a 21 anos que recebem apoio do Município através de uma bolsa mensal, a título de incentivo cultural.
Cadastrada junto à FUNARTE com o apoio da SECULT-CE, tem participado de vários eventos locais e regionais, tais como: 1ª Mostra de Banda dos Inhamuns, no Núcleo de Arte e Cultura – Nova Russas; Projeto Pra ver a Banda passar, do Centro Cultural Dragão do Mar – Fortaleza, além de participação em solenidades oficiais, datas cívicas, festas populares e religiosas, interpretando hinos, marchas, dobrados, música popular brasileira e peças eruditas, adaptadas a nossa banda que emociona e conquista o público.
No ano de 2005, foi realizado o “Projeto Retreta de Fim de Tarde” tendo feito 21 apresentações nos bairros da cidade e sede de distrito, levando a música instrumental, às populações mais carentes, o que vem fazendo com que o povo de Ipueiras tenha mais qualidade de vida. Afinal, a alegria é todos nós.
Assessoria Executiva de Comunicação - Ipueiras -CE