sábado, 21 de setembro de 2013

JOAQUIM CATUNDA SOBRINHO

JOAQUIM CATUNDA SOBRINHO, nasceu em Santa Quitéria – CE, no dia 07 de setembro de 1913. Veio para Ipueiras ainda jovem, filho de Abdel Rahman Catunda e Geracina de Sousa Catunda, neto do então senador da primeira república Joaquim de Oliveira Catunda (Senador Catunda). Casou-se com Josefa Nepomucena Catunda, com quem teve 13 filhos.

Cidadão ilustre da cidade de Ipueiras, trabalhou durante 20 anos na paróquia da mesma cidade, junto de seu grande amigo Sr. Antônio Giardilino (também membro da 3ª Banda de Música de Ipueiras) foram braço direito de Monsenhor Fontenele e logo em seguida de Padre Francisco Correia Lima, com quem veio a ter uma grande amizade. Dedicou uma parte de sua vida à música como membro da “Banda de Música Imaculada Conceição”, no final da década de 40 estendendo-se à década de 50. Motivo pela qual levou a ser homenageado no ano de 2002, em projeto de lei, com a nomeação da 5ª Banda de Música da cidade de Ipueiras, Banda de Música Joaquim Catunda Sobrinho.


Homem íntegro, honesto e trabalhador, muito serviu a nossa querida Ipueiras exercendo a titularidade do 2° tabelionato de notas e registro de imóveis deste município.

Faleceu no dia 07 de fevereiro de 1991, aos 77 anos.

Por Diogo Moreira Catunda