sexta-feira, 8 de junho de 2012

Secult assina termo de cessão com os projetos contemplados no Edital Alberto Nepomuceno

A Secretaria da Cultura do Estado do Ceará assina termo de cessão dos projetos contemplados no Edital Alberto Nepomuceno, nesta terça feira, 06 de junho. O Edital contemplou o total de 75 Projetos Culturais, sendo 4 de Fortaleza e 71 do interior do Estado, distribuídos em 52 Municípios e atendendo as 14 Macrorregiões do Estado do Ceará.
Fruto da parceria com a Fundação Nacional de Artes-Funarte/ MinC e Secretaria da Receita Federal / Ministério da Fazenda, o Edital, está direcionado à pessoas jurídicas de direito privado sem fins lucrativos, que já exerçam atividades culturais a mais de 2 anos e pessoas jurídicas que também que já desenvolvem projetos culturais envolvendo atividades com violão.
O objetivo do Edital é ceder kits compostos de 10(dez) violões e 1(hum) aparelho de DVD a cada projeto habilitado. Do total de 71 Projetos Contemplados, 17 foram de projetos públicos realizados por Prefeituras e 54 Projetos foram de Ongs.
De acordo com o secretário, Francisco Pinheiro, o Edital é uma forma de dar continuidade a iniciativa pioneira do músico cearense Alberto de Nepomuceno, que no início do século XX quebrou paradigmas e democratizou o ensino desse instrumento, fortalecendo assim o desenvolvimento da música popular brasileira, afirma ainda que, o Edital, reforça a política cearense de democratização e acesso às políticas culturais.
A política do Edital Alberto de Nepomuceno visa evidenciar a riqueza da diversidade da atuação das entidades participantes, abrangendo projetos inovadores e atendendo públicos como moradores de assentamentos e jovens em processos de reabilitação química, além de despertar cada vez mais uma consciência crítica e estética por meio da música, ampliando os horizontes de vida desses jovens
Alberto Nepomuceno
Natural de Fortaleza, com sólida formação europeia e atuação nas áreas de composição, instrumentista, pianista e organista, além de maestro, Alberto Nepomuceno é considerado o “Pai” do nacionalismo musical brasilero, no que diz respeito à música de concerto.
Em 1907 iniciou a reforma do Hino Nacional Brasileiro, tanto na forma de execução quanto na letra de Osório Duque Estrada e em 1908 convidou Catulo da Paixão Cearense para realizar um concerto de violão no Auditório do Instituto Nacional de Música, feito este para muitos considerado impossível. À época o violão, era considerado um instrumento maldito e ter sido levado para um salão de elite, causou grande ojeriza e revolta aos críticos mais ortodoxos, que consideraram o acontecimento “um acinte àquele templo da arte”.

Banda de Música de Ipaporanga é Contemplada em Edital

A Banda de Música do Município de Ipaporanga foi contemplada no Edital Pró-Cultura de Apoio as Bandas de Música, publicado pela União por intermédio do Ministério da Cultura, representado pela Secretaria de Fomento e Incentivo à Cultura e FUNARTE.

            O Edital garante aos selecionados uma quantia de 25.000 (Vinte e cinco mil) reais que deverá ser destinado à compra de novos instrumentos musicais de sopro e percussão.

            A aprovação na disputa trouxe prestígio ao grupo, pois os critérios para a avaliação dos projetos foram:

- Viabilidade prática e coerência do projeto.
- Qualificação do processo de formação musical.
- Plano de sustentabilidade da Banda.
- Coerência da planilha orçamentária.
- Qualificação da direção artística da Banda.
- Histórico da Banda.



 A aquisição de novos instrumentos melhorará o rendimento dos músicos e possibilitará o ingresso de novos alunos na Banda de Música. Vale ressaltar o grande trabalho na elaboração e revisão do projeto realizado pela Sônia Sampaio, que muito contribui para o crescimento cultural no Município de Ipaporanga.

                                                                                                                            Por: Arquimedes Ribeiro
fonte: BandaMunicipaldeIpaporangaCeara

Ipu participa de encontro de Bandas de Música em Pires Ferreira em comemoração aos 25 anos do Município


A noite desta terça feira (29/05) reservou para os pires ferreirenses um momento de respiração musical. Um encontro reunindo bandas de cinco cidades, incluindo Pires Ferreira, aconteceu na sede do município. 

Desde 2007 que Pires Ferreira não sediava este evento. Foram convidadas as bandas: Lázaro Freire de Ipu, Joaquim Catunda Sobrinho de Ipueiras, Maestro Lázaro Freire de Poranga e a Banda de Música da Guaraciaba do Norte. 

Todas as comitivas tiveram como ponto de chegada a E.E.F. Alzira Maria de Araújo. No local já se ouvia os primeiros arranjos, um aperitivo do grande ato. O precursor da confraternização foi o Maestro Jorge. O regente da Banda Moacir Pinto de Pires Ferreira rotulou como de suma importância este acontecimento: “Há um intercâmbio cultural. Essa interação reforça a pujança da cultura no município”. 

No entanto ele destaca outro fator a não ser menosprezado. “Pedi ao núcleo gestor para comparecer e verificar através das outras bandas o que falta à nossa”. A apresentação iniciou na Av. Castelo Branco, onde todas as bandas se organizaram. Houve concatenação por parte dos músicos, que respeitavam a vez de cada grupo entoar seu som num desfile pelo centro de Pires Ferreira. 

O palco do cerimonial foi o Ginásio Coberto Dr. Rocha Aguiar. O Maestro Jorge finalizou afirmando como a Banda Moacir Pinto tornar-se-á referência. “Quando houver investimento para a ampliação instrumental, nosso material é pequeno. E principalmente, quando os músicos forem estimulados a tocarem. Todos realizam um trabalho voluntário, dificultando”- concluiu. 







No final do encontro foi entregue a cada regente pela autoridades do município de Pires Ferreira  uma comenda especial pela participação no evento.

Felipe dos Santos
de Pires Ferreira-CE
fonte: IpuNotícias

ATENÇÃO!!

O Blog da BMJCS pede desculpas e agradece a compreensão pelo transtorno!

Em breve o blog estará totalmente organizado e em um novo layout!

Obrigado!

[NOTÍCIAS DIVERSAS] PARCERIA COM O BLOG DA BMJCS

A BMJCS informa aos amigos Maestros, gestores de bandas e relacionados que reformularemos os parceiros do nosso Blog!
É com muito esforço e dedicação que trabalhamos para o melhor do blog e a difusão da nossa cultura. Como resultado do bom trabalho obtemos diariamente uma média de 300 visitas, um número muito bom, mas que temos como meta sempre mais, proporcionando o melhor para nossos visitantes!
Com isso as pessoas acima referidas que tiverem interesse em parceria com o Blog da Banda de Música Joaquim Catunda Sobrinho, entrem em contato por email para fecharmos essa parceria! Será muito bem-vinda!

Att.: Maestro Diógenes Catunda